WordPress: quais são as áreas profissionais e por onde começar?

,
WordPress: por onde começar imagem de destaque

Se você decidiu adentrar ao universo do WordPress, uma das plataformas de gerenciamento de conteúdo mais renomadas globalmente, receba inicialmente as minhas calorosas boas-vindas!

Seja você um mero curioso, desenvolvedor, profissional de marketing, redator ou desempenhando qualquer outra função, esta ferramenta, sem sombra de dúvidas, oferece uma ampla gama de oportunidades a serem exploradas. É exatamente por esse motivo que elaborei este artigo.

Nele, explorarei as principais áreas de atuação relacionadas à ferramenta, auxiliando-o(a) a decidir qual delas melhor se alinha aos seus objetivos, além de compartilhar algumas dicas valiosas para impulsionar o início da sua jornada. Está pronto(a) para começar?

Preciso entender programação para trabalhar com WordPress?

Embora traga benefícios para compreender o funcionamento da ferramenta e utilizá-la de maneira mais eficiente, isso não é um requisito obrigatório. Explicarei de forma mais clara.

Recentemente, a equipe responsável por este CMS, conhecido como sistema de gerenciamento de conteúdo, tem trabalhado incansavelmente para tornar a experiência de uso tão positiva para usuários leigos em programação quanto para aqueles familiarizados com linguagens web, como PHP e JavaScript.

Até o momento atual, foram realizados avanços significativos para permitir a construção completa de sites com o novo editor de blocos, Gutenberg, reduzindo a dependência excessiva de ferramentas adicionais ou plugins, ao mesmo tempo em que aprimora o desempenho em comparação com outras plataformas disponíveis.

Dado que o WordPress é considerado praticamente um framework, devido à sua versatilidade, a escolha agora está em suas mãos. O que quero dizer com isso? Você terá controle sobre a quantidade de código que deseja visualizar.

Se pretende utilizar a ferramenta de maneira avançada, compreendendo plenamente seu funcionamento interno, ela está pronta para isso. Caso contrário, ela fornecerá precisamente o que você precisa para executar um site, aplicação ou sistema. As opções são vastas. Na nova página de showcase do WordPress você pode conferir algumas das criações feitas com a ferramenta.

Quais são as áreas de atuação de um profissional que trabalha com WordPress?

Embora haja várias áreas nas quais uma pessoa que trabalha com WordPress pode atuar, como mencionado no início do texto, a lista não se restringe apenas à função de desenvolvedor.

A seguir, apresento algumas das áreas mais populares nas quais as pessoas realizam trabalhos notáveis com esse CMS.

Desenvolvimento

Se você possui habilidades de programação ou deseja adquiri-las, a área de desenvolvimento no WordPress é vasta. Desde a personalização de temas, construção de sites, sistemas inteiros até a criação de plugins e blocos, há muitas oportunidades para explorar.

Referência interessante como ponto de partida:

Marketing

Profissionais de marketing têm um papel crucial na promoção de sites WordPress. Compreender estratégias de SEO, integrar ferramentas de análise e criar conteúdo otimizado são habilidades valiosas nessa área.

Redator ou Revisor

Mesmo com o “boom” das inteligências artificiais, o caminho para textos mais humanizados aparentemente continua sendo prioridade para as empresas. Dito isso, profissionais que escrevem e revisam conteúdos, sejam para blogs, páginas de produtos, sites ou descrições, continuam tendo habilidades extremamente valiosas.

Design Gráfico

A estética do seu site WordPress é fundamental, e os designers gráficos desempenham um papel crucial nessa área. Se você tem habilidades em design, explore a criação de elementos visuais, como logotipos, imagens de destaque e personalização de temas.

Suporte Técnico

Oferecer suporte técnico é essencial para garantir que os usuários do WordPress tenham uma experiência positiva. Se você possui habilidades de resolução de problemas, comunicação, e possivelmente atendimento ao cliente, considerar a área de suporte técnico pode ser uma opção.

Dicas para praticar seu aprendizado com o WordPress

Após definir sua área de afinidade, chegou a hora de colocar as mãos na massa. Seja para aprimorar seus conhecimentos, desenvolver um portfólio, engajar-se com a vibrante comunidade WordPress (que é incrível, por sinal) ou buscar oportunidades profissionais, é hora de aprofundar seus aprendizados.

Confira a seguir algumas dicas de sucesso para praticar e destacar-se:

Tenha um blog pessoal

Iniciar um blog pessoal é uma maneira prática de aplicar seus conhecimentos. Use um tema padrão, como o Twenty Twenty-Four, e a hospedagem mais simples, como o plano gratuito do WordPress.com. Foque na criação de conteúdo antes de se preocupar com personalizações. Considere seu blog como uma documentação, compartilhando suas experiências e soluções para problemas encontrados – assim como o que faço por aqui.

Tradução de plugins ou temas

Contribua para a comunidade traduzindo plugins ou temas para o português (link). Isso não exige configuração local e é uma maneira eficaz de ajudar a tornar o WordPress mais acessível.

Corrija bugs no código do WordPress

Enfrente o desafio de corrigir bugs em um ambiente controlado. A comunidade oferece uma lista de “bons primeiros bugs” para iniciantes. Siga os padrões de código do WordPress e contribua para tornar o sistema mais robusto.

Crie um plugin

Com um entendimento básico de código, crie seu primeiro plugin. Utilize o WP-CLI para facilitar o processo inicial e aprenda sobre os padrões de código e documentação necessários.

Crie um bloco para o Editor de Blocos

Com a ascensão do Gutenberg, criar um bloco é uma habilidade valiosa. Comece com um plugin, explore frameworks ou até mesmo trabalhe diretamente com a biblioteca React.

Crie um tema para o WordPress

Finalmente, explore a criação de temas. Certifique-se de que seja compatível com o editor de blocos e use o Personalizar como interface para configurações. Comece com um projeto específico, seguindo o conceito de Produto Mínimo Viável (MVP).

Por fim…

That's all folks Warner GIF

Lembre-se, o WordPress é uma plataforma versátil que oferece oportunidades para diversos perfis profissionais. Escolha uma área que se alinhe aos seus interesses e habilidades, e pratique continuamente para aprimorar seus conhecimentos.

Com o tempo, você se tornará um expert no WordPress, contribuindo para a comunidade e expandindo suas oportunidades profissionais.

Já que chegou ao fim do conteúdo, aproveito para lhe fazer um convite para se juntar à comunidade WordPress América Latina no LinkedIn e apoar a missão de apoiar-nos uns aos outros independente da barreira idiomática. Vamos adiante!

Caio Ferreira sand

Quem sou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *