Quando você busca posicionar seus textos no Google, é preciso entender que esse posicionamento pode acontecer de 3 maneiras: na pesquisa principal, na aba vídeos (caso seu texto tenha vídeo), e através das imagens.
Para você conseguir se colocar bem nas pesquisas nesses três cenários, é preciso focar na otimização dos seus conteúdos, e isso inclui o SEO para imagens.
O Google possui algumas diretrizes especificas, que quando seguidas garantem ótimos resultados para o seu site, e uma experiência única para o seu usuário. Continue a leitura e veja como alavancar seus resultados.
Aprenda a criar uma experiência única ao usuário
Antes de mais nada é importante entender que o “robô do Google” entende quando você foca em criar conteúdos para os mecanismos de buscas, e não para os usuários.
Por isso, foque 100% no seu usuário! Experimente seguir essas dicas:
Crie contextos
Seu conteúdo visual precisa ser tão coerente, quanto o seu conteúdo. Suas imagens precisam ter contexto com o que é abordado no seu texto.
Outro ponto que conta muito, é a utilização de imagens originais, ou seja, imagens que não foram usadas por outros sites. Vale investir na criação de designs exclusivos.
Otimização do Posicionamento
Uma dica de ouro é sempre colocar as imagens na altura do conteúdo mais relevante do seu texto. Se possível, sempre coloque a imagem de maior destaque no topo da sua página.
Evite adicionar textos nas imagens
Essa dica vale principalmente para os textos mais importantes, e que merecem maior destaque em seu conteúdo. Isso porque, nem todo usuário poderá ter acesso a sua imagem, e as ferramentas de tração não funcionam em imagens.
Garanta que o conteúdo seja 100% acessível, mantendo todo o texto em HTML, e adicionando um texto alternativo para todas as suas imagens.
Garanta que seu site seja informativo e de qualidade
Tão importante quanto o SEO para imagens, é o conteúdo em texto do seu site. É exatamente por isso, que o Google leva muito em consideração o quanto o seu site quer garantir a máxima informação no seu nicho, para posicionar as suas imagens.
Otimize seu site para dispositivos moveis
É inegável que a maior parte das buscas tanto na pesquisa geral, como no Google Imagens são feitas em sua maioria através de dispositivos moveis. É exatamente por isso, que seu site precisa estar otimizado para esse tipo de dispositivo.
Garanta a qualidade da estrutura da URL das imagens
É através da URL que o Google localiza suas imagens, é ela o caminho é a forma que o mecanismo de busca entende as imagens. Por isso, nomeie e organize suas imagens de forma logica, de preferência utilizando a palavra-chave principal do seu conteúdo.
SEO para Imagem exige foco no título e descrição da página
Cada imagem que aparece nas buscas possui um título e snippet, que servem como uma forma de descrever e explicar o resultado ao usuário, que pode entender e decidir em qual resultado clicar.
O Google puxa essas informações através de dados como títulos e metatags das páginas. Por isso, vale ter atenção a esses critérios ao criar cada nova página.
Otimize suas imagens
Esse é um ponto muito importante para o Google, já que são as imagens que na maior parte das vezes são as principais responsáveis pela agilidade ou lentidão de uma página.
Por isso, é extremamente importante garantir que suas imagens estejam leves, responsivas e com alta qualidade para o usuário.
Imagens com alta definição
Opte por imagens que tenham máxima qualidade, que sejam nítidas e atraentes para os usuários. Quanto mais bem iluminada, e bonitas mais chances de atrair um número maior de tráfego para o seu site.
SEO para Imagem: faça todo o passo a passo
O Google “puxa” cada informação possível na hora de analisar o que tem a melhor qualidade para posicionar, e isso inclui passos que devem ser feitos antes mesmo das imagens subirem para o seu site.
Nomeando as Imagens
Comece nomeando sua imagem com a palavra-chave principal apenas quando ela for coerente ou relevante com o que a imagem representa.
Por exemplo, se a sua palavra-chave é anunciar no Facebook, e sua imagem é uma imagem com o logo do Facebook, ela tem coerência com a palavra-chave. No entanto, se for uma imagem de uma mulher no computador, o mair coerente é nomear a imagem da seguinte forma: mulher-acessando-a-internet, ou quem sabe: mulher-com-computador.
Adicionando texto alternativo
Trata-se do texto que vai descrever a imagem, que vai ajudar inclusive pessoa com deficiência visual a “ver” as imagens. Além, de ser uma ótima opção para entender o que se refere, quando houver algum problema de carregamento da imagem.
O texto descritivo precisa ser útil, informativo e com uso de palavras-chave apropriadas. No entanto, é importante não cometer excessos, para não soar como spam. A seguir um exemplo de descrição:
- RUIM: (sem texto alternativo)
- RUIM: (excesso de palavras-chave) cachorrinho cachorrinho cachorrinho cachorrinhos cachorrinhos cachorrinhos cachorrinhos cachorrinhos cachorro retriever labrador wolfhound setter ponteiro cachorrinho jack russell terrier cachorrinhos comida de cachorro barata comida de cachorro comida de cachorro
- BOM: filhote
- MUITO BOM: Cachorrinho dálmata brincando de buscar
Estude SEO
Por fim, mas não menos importante estude ao máximo sobre as técnicas e boas práticas do SEO, que estão sempre em constante evolução. Se aprofunde no assunto, e tente ao máximo seguir seus parâmetros.
Espero sinceramente que esse artigo tenha te ajudo a entender um pouco mais sobre a importância do SEO para imagens, e as formas mais simples e eficazes de gerar resultados em seu site.
Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que terei prazer em te ajudar. Se gostou do conteúdo compartilhe em suas redes sociais.
Te vejo em breve, grande abraço!
Deixe um comentário