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Aprenda a otimizar seu site WordPress com um menu de navegação limpo e eficiente para SEO

O menu de navegação de seu site é uma das partes mais importantes de seu site, pois determina o conteúdo que os usuários podem acessar e ler, o que o torna uma parte essencial da otimização dos mecanismos de busca (SEO).

Um site bem navegável com um layout de navegação claro ajuda os usuários a encontrar facilmente as informações que eles estão procurando, dando a você uma melhor chance de obter uma maior visibilidade de busca orgânica.

Neste artigo, discutiremos como otimizar o menu de navegação do seu site WordPress para SEO, incluindo algumas das melhores práticas para criar um menu de navegação rápido e eficiente, a fim de aumentar a Autoridade da Página do seu site.

A importância de otimizar um menu para SEO

Quer você esteja apenas começando, ou já esteja no jogo há algum tempo, seu objetivo principal é conseguir mais tráfego para seu website, bem como produzir leads qualificados para seu negócio. Para atingir estes objetivos, os mecanismos de busca procuram o conteúdo de um site para determinar quais páginas de seu site os usuários preferirão ler e para as quais criar links.

Para fazer isso, os mecanismos de busca buscam muitos fatores, mas um dos aspectos mais importantes de SEO é a navegação de seu website. Um menu de navegação WordPress bem otimizado ajudará a melhorar seu SEO, criando uma estrutura de navegação clara dentro de seu site que facilita a navegação dos motores de busca.

Navegar em um site com um menu de navegação confuso é como degustar comida de olhos fechados. Não é tão fácil e não tão agradável quando você quer encontrar informações específicas, e é por isso que você quer otimizar seu menu de navegação para SEO. Além disso, várias pesquisas mostram que um menu de navegação bem construído também pode aumentar sua taxa de conversão, diminuindo o tempo total de carregamento do site e melhorando a experiência do usuário do site.

Use um menu estruturado

Um menu estruturado é um menu que segue a hierarquia do conteúdo geral do site, colocando páginas acessadas com mais frequência no topo do menu e páginas visitadas com menos frequência na parte inferior.

Os menus estruturados são projetados para ajudar os usuários a navegar em seu site de forma mais rápida e eficiente, o que pode resultar tanto em bots quanto em pessoas escolhendo as páginas de seu site em detrimento de outras páginas.

Também permite que os usuários naveguem em seu site com uma estrutura clara em mente, tornando mais fácil encontrar o que eles estão procurando. Ao criar seu menu de navegação, também é importante incluir suas páginas mais importantes e frequentemente acessadas no topo de seu menu, como sua página inicial, blog e produtos. Os motores de busca gostam de ver estas páginas no topo para que os usuários possam navegar facilmente até elas com um único clique.

Mantenha seu menu consistente

Os motores de busca gostam de ver seu menu de navegação o mais consistente possível, o que significa manter a mesma estrutura geral em todo o seu site. A consistência também está relacionada ao idioma de seu site e como suas páginas são escritas.

Se os posts de seu blog são escritos em espanhol e depois em inglês, mas seu menu de navegação é escrito em inglês, os mecanismos de busca verão as páginas de seu site como estando fora de sincronia. Por causa disso, é importante manter seu menu consistente em todas as suas páginas, mantendo a mesma estrutura geral, idioma e visual. Desta forma, os visitantes de seu site podem facilmente navegar para as páginas que estão procurando com um único clique.

Certifique-se de que seu menu seja rico em palavras-chave

Tanto os motores de busca como os visitantes humanos gostam de ver seu menu de navegação como uma palavra-chave rica como pode ser. Isto significa incluir palavras-chave relevantes e importantes nos cabeçalhos e subtítulos de seu menu, com foco específico em suas páginas mais frequentemente acessadas.

A densidade de palavras-chave é uma métrica SEO que mede quantas vezes uma palavra-chave específica é mencionada dentro de um pedaço de conteúdo. Para garantir um menu bem otimizado, procure ter 2,0 – 3,0% de densidade de palavras-chave para a maioria de seus cabeçalhos e subtítulos, sendo 10% o máximo.

Você também pode usar um plugin como Yoast SEO para verificar seu menu para erros de palavras-chave e outros assuntos. É importante observar que a densidade de palavras-chave leva em conta apenas as palavras utilizadas, não o contexto de seu uso. Portanto, se você tiver um subtítulo intitulado “Novas revisões de produtos”, ele não é considerado rico em palavras-chave, a menos que você também mencione as palavras-chave dentro do subtítulo.

Evitar profundidade excessiva do menu

Uma das melhores maneiras de melhorar o SEO de seu site WordPress é manter a profundidade de seu menu a um máximo de três níveis. Isto significa incluir apenas dois subtítulos sob cada cabeçalho, com o terceiro subtítulo aparecendo apenas quando o usuário clicar abaixo dos dois primeiros subtítulos.

A profundidade excessiva do menu é uma das piores coisas que você pode fazer com seu SEO, pois é como fazer o usuário folhear as páginas antes de chegar àquela que estava procurando. Embora isto não seja um problema importante para a maioria dos sites, pode ser um problema sério quando se trata de motores de busca.

Utilizar produtos e categorias hierárquicas

À medida que o menu de navegação de seu site se torna mais otimizado para SEO, é importante continuar a utilizar menus estruturados, mantendo seus cabeçalhos consistentes, e mantendo a profundidade de seu menu a um máximo de três níveis.

Entretanto, uma das melhores maneiras de melhorar a SEO do seu site WordPress é usar produtos e categorias hierárquicas dentro do seu menu. Isto significa incluir um cabeçalho “Navegação primária” dentro de seu menu, seguido por um cabeçalho ”Navegação secundária”, e depois qualquer outra sub-página dentro de seu menu sob estes dois cabeçalhos.

Isto cria uma hierarquia clara dentro de seu menu, colocando suas páginas mais importantes no topo de seu menu, seguidas por suas páginas secundárias, e depois listando quaisquer outras páginas dentro de seu menu sob estes dois cabeçalhos.

Teste sua navegação para a usabilidade e SEO

Uma vez que seu site WordPress esteja totalmente otimizado para SEO, é importante continuar testando seu menu de navegação para garantir que esteja funcionando eficientemente.

Uma boa maneira de fazer isso é configurar o Google Analytics em seu site WordPress, para que você possa acompanhar sua taxa de retorno e ver quais páginas estão performando melhor.

Com base nestas métricas, você pode então fazer quaisquer ajustes em seu menu de navegação para melhorar sua eficiência. Uma vez que você tenha seu menu de navegação otimizado para SEO, é importante manter-se consistente, mantendo-o o mais consistente possível em todo o seu website.

Um menu de navegação bem otimizado resultará em rankings mais altos no Google e melhorará a experiência geral do usuário em seu website, tornando mais fácil para os usuários encontrar as informações que estão procurando.

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Caio Ferreira sand

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